Pesquisar na web

APROVEITE!

domingo, 15 de janeiro de 2012

PLANTA CARNÍVORA

Planta carnívora do cerrado come vermes embaixo da terra


Pesquisadores internacionais, incluindo pessoal da USP e da Unicamp, descobriram uma rara planta carnívora que devora as presas com suas folhas, debaixo do solo.
Basta ficar preso na superfície grudenta da folha que glândulas liberam enzimas que vão derretendo e digerindo a vítima e transferem seus nutrientes para a planta.
As vítimas da Philcoxia minensis são vermes nematoides, bichos microscópicos do solo. As folhas que cometem o crime têm entre 0,5 mm e 1,5 mm de largura.
Apenas 0,2% das plantas com flores são carnívoras, como lembram os autores do estudo publicado na “PNAS”.
Trabalhos anteriores sugerem que elas crescem em ambientes iluminados, pelo menos aguados sazonalmente, e com poucos nutrientes.
“A terra no lugar parece vidro moído, não tem nada”, diz Carlos Winter. “E como foi possível ter tanto nitrogênio na planta?”, pergunta o cientista da USP.
A equipe suspeitou que a fonte do nutriente seriam os vermes digeridos subterraneamente. E confirmou isso ao alimentá-los com bactérias marcadas por um isótopo (variante) de nitrogênio, e soltar os vermes nas folhas.
A mineira Philcoxia minensis mostrou ser letal com os vermes. O gênero também tem espécies na Bahia e em Goiás, que também podem ser carnívoras. (Fonte: Ricardo Bonalume Neto/ Folha.com)
http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2012/01/11/78852-planta-carnivora-do-cerrado-come-vermes-embaixo-da-terra.html