Pesquisar na web

APROVEITE!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

DILATAÇÃO SUPERFICIAL



1) Em uma chapa metálica é feito um orifício circular do mesmo tamanho de uma moeda. O conjunto (chapa com a moeda no orifício), inicialmente   a 25 oC, é levado a um forno e aquecido até 225 oC. Após o aquecimento, verifica-se que o orifício na chapa ficou maior do que a moeda. Dentre as afirmativas abaixo, indique a que está correta.


a) O coeficiente de dilatação da moeda é maior do que o da chapa metálica.
b) O coeficiente de dilatação da moeda é menor do que o da chapa metálica.
c) O coeficiente de dilatação da moeda é igual ao da chapa metálica, mas o orifício se dilatou mais porque a chapa é maior que a moeda.
d) O coeficiente de dilatação da moeda é igual ao da chapa metálica, mas o orifício se dilatou mais porque o seu interior é vazio.
e) Nada se pode afirmar sobre os coeficientes de dilatação da moeda e da chapa, pois não é dado o tamanho inicial da chapa.

2) Uma placa de determinado material tem área de 100cm2 quando está submetida a uma temperatura de 30ºC. Calcule o aumento que esta chapa irá sofrer quando for submetida a uma temperatura duas vezes maior. Dado a=2×10-5 ºC-1

3) Uma barra de determinado material possui comprimento de 10m à temperatura ambiente (20ºC) e comprimento de 10,1m, quando submetida à uma temperatura de 220ºC. Calcule o coeficiente de dilatação deste material.